BIBLIOTECA DA FACULDADE ZARNS ITUMBIARA
A Biblioteca das Faculdades Zarns, acredita na relevância da busca por melhorias contínuas em excelência, no ensino, na iniciação científica e na extensão e gestão. Nesta perspectiva a Biblioteca têm o objetivo de atender a comunidade acadêmica, oferecendo suporte ao desenvolvimento dos cursos ofertados pelo curso de Medicina da Faculdade Zarns Itumbiara, estimulando a autonomia, o desenvolvimento intelectual e a pesquisa científica e cultural da comunidade acadêmica.
Espaço físico
Com uma estrutura ampla, possui iluminação adequada, ambientes bem dimensionados, climatizados, favorável ao deslocamento das pessoas de forma autônoma, principalmente àqueles portadores de necessidades especiais. O projeto arquitetônico foi elaborado visando estimular o contato adequado do usuário com os recursos e serviços oferecidos. Ocupa atualmente uma área total de mais de 597,59m².
Na parte física são disponibilizados elevadores e sinalização tátil e visual, garantindo acesso adequado, inclusive, para pessoas com mobilidade reduzida.
Já a informacional inclui tecnologias assistivas, como o leitor de tela “NVDA”, facilitando o acesso à informação para pessoas com deficiência visual. Também utiliza o “Vlibras” para tradução automática do português para Libras e o “Câmera Mouse” para controle do mouse por movimento da cabeça. As bibliotecas virtuais oferecem ainda autonomia na leitura, incluindo leitura em voz alta e ajuste de fonte, acessível de qualquer lugar com internet. Os recursos adicionais incluem teclado em Braille e baixa visão, fones de ouvido e lentes de aumento.
- Área para armazenamento do acervo e livre consulta;
- Área para estudo coletivo;
- Salas de estudos individuais;
- Salas de leitura e estudo em grupo;
- Área para metodologias ativas;
- Área administrativa.
Biblioteca Virtual
A Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros técnicos e científicos formada por 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, disponibilizada mediante assinatura. Além disso, ela oferece recursos como: pesquisa por termo, marcadores de texto e cartões de estudos interativos.
A Biblioteca proporciona um ambiente moderno e tecnológico, englobando rede Wi-Fi
exclusiva para alunos, bem como uma sólida infraestrutura de rede física para os terminais de pesquisa fixos.
>> O gerenciamento do acervo físico é automatizado através do Sistema Pergamum, por meio do qual o usuário tem acesso on-line as ‘consultas’, ‘reservas’ e ‘renovações’, além de oferecer recursos gerenciais que subsidiam as decisões para atualização e desenvolvimento do acervo. Para maior confiabilidade e segurança, todo o processo de empréstimo e renovação é realizado por meio de controle do cadastro no Pergamum.
Conheça as principais bases de periódicos que disponibilizam conteúdo de acesso aberto na área da Medicina.
- Pub Med Central (PMC): contém revistas cientificas na área da Ciência da Vida e Biomédicas, com mais de 30 milhões de citações das literaturas médica e biomédica.
- BioMed Central (BMC): possui mais de 280 títulos de periódicos nas áreas da Biologia, Ciência da Saúde e Medicina.
- Science Direct: contém revistas cientificas nas áreas da Ciências Física e Engenharia, Ciências da Vida, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.
- Medscape: disponibiliza as últimas notícias médicas e perspectivas de especialistas; além de informações essenciais sobre medicamentos e doenças.
- Wiley Online: publicam periódicos apoiados por sociedades cientificas e acadêmicas e por membros de conselhos editoriais de renome internacional.
- Springer Open: oferece aos pesquisadores das áreas da ciência, tecnologia, medicina, humanidades e ciências sociais um espaço para publicações em periódicos, disponíveis gratuitamente após sua publicação.
- Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): plataforma de cooperação técnica da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) coordenada pela BIREME. Composta por bases de dados bibliográficas, como LILACS, MEDLINE, SCIELO.
- Dspace – Repositório Institucional – plataforma de repositório de código aberto, é uma base de dados para reunir e divulgar a produção científica dos pesquisadores de instituições que ainda não possuem seus próprios repositórios institucionais.
Horário de Funcionamento: 7h às 19h.